Detalhes do Evento

sexta-feira,  06  de  outubro  de  2017  |  10h:00

Manuel Alegre recebeu Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Pádua

Manuel Alegre recebeu Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Pádua.

Parabéns ao nosso Patrono!


O poeta Manuel Alegre recebeu, no dia 21 de novembro, o Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Pádua, em Itália, por uma obra dedicada à resistência e luta pela liberdade. Num discurso emocionado agradeceu aos leitores da sua obra e homenageou os grandes autores de língua portuguesa em todos os continentes em que é falada. 


A cerimónia teve lugar no dia 21 de novembro, a partir das 11h00, na Aula Magna Galileo Galilei, ficando a parte da tarde reservada para o início do “Colóquio Internacional Manuel Alegre, Poeta da Liberdade”, que se prolongou por todo o dia seguinte e no qual estiveram presentes destacados investigadores e estudiosos da obra do Poeta da Praça da Canção.


Antes, o reitor que lhe outorgou o doutoramento em Línguas e Literatura e Europeias e Americanas, destacou a defesa do ideal de liberdade, o principal objetivo desta instituição nascida no século XIII.


No seu discurso, Alegre referiu que a sua idade vai "avançada " e que tem a "sensação de ter sido várias pessoas na mesma pessoa" mas a existência de uma cátedra com o seu nome nesta cidade é uma das homenagens mais importantes que a sua obra recebeu.