A história da Biblioteca Municipal de Águeda remonta ao ano de 1935, quando o Dr. Ferreira Lopes Baptista, conservador do Registo Civil, fundou a Biblioteca Popular, com os seus próprios livros e outros que lhe foram sendo oferecidos. Esta foi instalada no rés do chão da sua residência, além da ponte, também conhecida como "casa da porqueira".
Em 1950, a Biblioteca Popular mudou a sua morada para a Rua Ferraz de Macedo, onde se juntaram as obras existentes no Município. No dia12 de abril de 1965 foi inaugurada a Biblioteca Fixa n.º 89 da Fundação Calouste Gulbenkian que, periodicamente, começou a enviar um número considerável de títulos. Em 1991, foi transferida para a Escola do Adro. No dia 2 de abril de 2002 é celebrado um Contrato-Programa entre a Direção Geral do Livro e das Bibliotecas e o Município de Águeda, iniciando uma nova fase na história da Biblioteca.
Em janeiro de 2003, o Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian procedeu à doação do espólio bibliográfico existente nesta Autarquia, passando a designar-se por Biblioteca Municipal de Águeda No dia 1 de setembro de 2009, foi aberta ao público a nova Biblioteca Municipal nas novas instalações e com um novo patrono: o Dr. Manuel Alegre. Fica situada na Avenida 25 de abril n.º 3. É uma Biblioteca de tipologia BM2 e é dotada de uma área bruta de construção de 2496 m2, encontrando-se distribuída por 5 pisos, pelos quais se repartem os vários espaços e serviços destinados ao público e aos técnicos. O projeto é da autoria do Arquiteto Alcino Soutinho.
Enquanto espaço público, a Biblioteca pretende oferecer serviços que respondam às reais necessidades dos cidadãos que a procuram, desde o direito básico à informação e ao conhecimento, passando pela alfabetização informacional e tecnológica à educação ao longo da vida, constituindo-se, simultaneamente, como um espaço de debate e inquietação cultural, dando um particular ênfase à sua função de espaço propício à inclusão de todos os cidadãos, à sua plena integração social, bem como privilegiar a sua relação institucional com os demais parceiros sociais.
Esta Biblioteca pública perspectiva-se como um lugar ideal de encontro e descoberta, onde se oferece matéria de sonho, encantamento e investigação, excelência e modernidade, numa dinâmica de oferta global de serviços de valor informativo, educativo, cultural e social acrescentado.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência neste website. Clique aqui para consultar a Política de Privacidade e Segurança aceitar e continuar